martes, 10 de noviembre de 2009

A fábula do tatu


A fauna brasileira é tão rica que um mesmo animal pode render dois bons adágios. O tatu, por exemplo, nos deu o popular: “Em toca de paca, tatu caminha dentro?”, muito utilizado por tios em festa de aniversário, e o menos conhecido: “Quem nasce pra tatu morre cavando”, criado ou, pelo menos, popularizado por Moésio Fiuza, amigo, ex-colega de trabalho e filósofo das frases curtas.

Explicando melhor: ao voltar a Madri, não queríamos mais dividir apartamento com ingleses (são gente boa, mas deixam o banheiro pura chá), espanhóis (não são gente boa, ponto) ou peruanos (Peru dá margem a trocadilhos). Dessa vez, desejávamos um ap só nosso para poder, em bom cearensês, se amostrar dizendo que alugamos um apartamento na Europa.

É aí que entra o ditado do Moésio.

Alugar apartamento aqui não é tão simples. (Se você acompanha o blog desde o início - num tem o que fazer, não? - percebeu que é a segunda vez que escrevemos sobre o tema.) E, para dois lisos, a vida ainda é bem mais complicada. Queríamos um ap bem localizado, grande, barato e por curta temporada. Complicado. Praticamente impossível. Citando o Seu Pádua, um apartamento assim é mais difícil que ver orelha de freira. Porém, fora dinheiro, tempo, dignidade e saúde, o que mais tínhamos a perder?

Capítulo 1 - Apartamento
Após duas semanas dormindo na casa de amigos e comendo Chilitos no café, almoço, jantar e ceia, pensávamos haver encontrado o apartamento dos sonhos. A corretora, Gemma, uma gordinha que nem precisa de apelido, já que seu nome faz alusão ao produto galináceo, nos ligou entusiasmada. É ótimo, bem amplo. Clara, quer dizer, claro que era mentira. O lugar era tão pequeno que, quando ela queria entrar, nós tínhamos de sair. Desculpe o trocadilho, Gemma, mas aquele apartamento era um ovo.
Capítulo 2 - Internet
Após encontrar o apartamento, o perrengue seguinte atendia pelo nome de internet. Foi quando constatamos que, em pelo menos dois quesitos, o Ceará deixa Madri no chinelo: produção de castanhas de caju e qualidade dos serviços em geral. Nem nos tempos de Baydenet, Fortalnet e Quitinet era tão difícil instalar a rede. Até contratamos o serviço, mas nada de a instalação chegar. Foi um tal de “num dá”, “tá faltando um cabo”, “vai chegar uma peça de São Paulo”, que passamos quase um mês sem conexão. E haja de o vizinho equatoriano, proprietário de uma lan house, comprar Ferrari e fazer festa de cumpleaños da filha às nossas custas. A situação só foi resolvida aos 45 do segundo tempo, graças ao MacGyver de Caracas, um venezuelano desenrolado que, quebra daqui, puxa dali, conseguiu instalar o equipamento.

Capítulo 3 - Luz
Paz, tranqüilidade? Nada. Tão somente um dia depois da instalação da internet, fomos acordados por batidas na porta que recordavam o show da Timbalada, no tempo em que o Xexéu ainda não era cliente do Fernandinho Beira-Mar. Abrimos. Um funcionário da Coelce de Madri, um cabra mais grosso que cano de passar tolete, avisava que nossa energia estava sendo cortada, em virtude de uma dívida dos antigos inquilinos. Resultado, todo um fim de semana sem luz, chuveiro e fogão elétricos, televisão e, claro, internet. As velas, ainda hoje espalhadas pela casa, são a prova viva de que o aforismo do Moésio é verdadeiro. Tatu só toma na rima.

18 comentarios:

Camis Pimenta dijo...

E eu crente que vcs tavam dando uma de românticos, com essas velas....

Unknown dijo...

Isso que dá morar no 3o Mundo... heheheh

Lara dijo...

O pior é que nada disso é exagero. Não deu nem tempo comemorar a instalação da internet. =/
Geralmente as pessoas pedem uma xícara de açúcar, ou uma caixa de fósforos na casa dos vizinhos, mas pedir pra tomar banho, foi a primeira vez que eu vi. Hehehe!

Unknown dijo...

kkkkk essa do banho merece um post exclusivo ;p boa sorte aí, meninos

rodrigomeireles dijo...

Rapaz, essa foto foi tirada em Juazeiro, foi?
Do caralho o texto, galera.

Aloá Benvenuti dijo...

kkkkkkkkk Gostei do comment da Camis!! kkkk. Vocês têm que fazer limonada desses limões, meninos!!! E não vamos esquecer que Tatu é um bichinho bem resistente!!! Rsrsrs
Boa sorte por aí! Ótimo post, apesar das mazelas!! rsrsrs. Beijão!

Marcel dijo...

Camila,

Que romântico, que nada! Era falta de luz mesmo. Acho que nem no bolo de aniversário do Tiquim tinha tanta vela.

Marcel dijo...

Renato,

Vai se preparando logo. Coloca vela, lampião e lamparina na mala.

Marcel dijo...

Meu amor, num entrega, não. Engraçado que o chuveiro elétrico já voltou faz é tempo, e até hoje o Pádua num toma banho.

Marcel dijo...

Talita,

A gente só estava se adaptando ao costume europeu de passar dias sem tomar banho.

Marcel. dijo...

Rodrigo,

Vê se num usa a foto pro anúncio da Newland-Aniversário de Juazeiro.

Marcel dijo...

Aloá, com certeza. Mas não só limonada. A Paula, noiva do Pádua, trouxe cachaça pra gente fazer caipirinha com esses limões.

Unknown dijo...
Este comentario ha sido eliminado por el autor.
Unknown dijo...

ok, ok, me convenceram... a desculpa da demora para postar foi culpa do venezuelano e da coelce de madrid, tá bom! mas eu já não tinha mais nem o blog como página principal no internet explorer... o google era mais acessado no dia-a-dia... :P hehehe... Mas só um
a(í)den(tr)do: o Xexéu foi visto numa topic 55!! kkkkkkkkkkkkkk
D. Gemma... hehehe ela devia tá tão feliz por achar q tinha achado os pintinhos dela... :P
Ei, hehe... e os miados de gato??
Comédia, o post! :P
Pra terminar sem fugir do assunto animal, outra verdade incontestável: pobre é q nem lombriga, quando sai da merda, morre! E viva a liseira! :P

Maria Carol dijo...

Essa da "sua conta não foi paga pelo inquilino anterior" aconteceu comigo. Ju-ro! E do perrengue pra instalar a internet tbm. Pra dizer a verdade, no meu conforto de brasólia, nem dá saudade. Mas ah, tem aquela do "já viu tatu subir em árvore???"

Sidney dijo...

Ah, mas vejam o lado bom disso.

é...

bem..

hã...

é, realmente não tem, mas..

ah, ja sei, ja sei!!

O Fortaleza caiu pra 3ª divisão!!
vale, vale??
:]

Mayre Sabóia dijo...

Pádua seu fidumaégua. Vê se posta com mais frequencia. Fazia tanto tempo q eu não entrava nesse blog que tinha até esquecido dele, mas encontrei com o Julio ontem, no pre- carnaval, ele me lembrou e... frustração, só tem um post novo. EU QUERO MAI!!!!!!!!!!!!!!!!!

Camila Vasconcelos dijo...

Olá meninos. Só pra dizer que desde o momento que vi o blog de vcs, não consigo parar de ler. Meu amigo Sidney quem me mostrou, depois vi que minha irmã Andreza trabalhava com um de vcs na Slogan. Enfim, só pra incentivar o blog, dizer que a escrita é perfeita, os temas são ótimos, enfim... Beijos.

www.estiloinside.blogspot.com

Camila Vasconcelos