jueves, 4 de junio de 2009

A conta, minha joia.


No Brasil, a gente nem ligava muito. Estamos em crise? Sério? Outra grande novidade: se você rodar o disco da Xuxa de trás para frente, aparece uma mensagem do capeta. E o boneco do Fofão vem com uma espada dentro. Quando um país vive na pindaíba, parece que a tendência é se acostumar. Mas aqui é diferente. Depois de experimentar duas décadas de crescimento e bem-estar, chegou a hora de os espanhóis apertarem o cinto. De fazer torrada com pão de ontem, remendar havaianas com clipe, colocar pilha na geladeira, água no xampu, etc.

Mesmo sendo craques nessas técnicas infalíveis, também sentimos o impacto, ou melhor, a lapada no já combalido bolso e partimos em busca de emprego. A primeira tentativa veio da própria universidade. Uma amiga nos ofereceu um estágio na churrascaria do tio dela. Imaginando as talhas de picanha se desvanecendo candidamente sobre o prato e, em seguida, repousando no nosso estômago, respondemos: “É um sonho de criança. Quando éramos pequenos, enquanto nossos amigos queriam ser astronauta, jogador de futebol, bombeiro, nós estávamos lá, servindo Toddynho em copo de chopp. E é para trabalhar de garçom? Caramba, o destino tem mesmo dessas coisas.”

Horas depois de decidir na porrinha quem se candidataria à vaga, eu estava frente a frente com o gerente. “O senhor quer que eu cite dois defeitos meus?” Fui muito sincero: “olha – com a compenetração do Cid Moreira no banheiro - confesso: sou uma pessoa extremamente perfeccionista, isso chega até a irritar um pouco. E também não consigo ficar parado um só minuto, estou sempre procurando algo para fazer, coisas fora do lugar... Espero que isso não me comprometa.”

Como já dizia Schopenhouer, bobeou, a gente pimba: fiquei com a vaga em um rodízio de carne à brasileira. Às vezes, o mundo é como um frango no microondas: dá voltas. Um dia comendo ovo e, no outro, com filé a meio palmo do nariz. Mas o trabalho não era fácil. Para quem não sabe, entre os garçons existe uma hierarquia. Iniciantes começam levando linguiça. Calma, calma, explico melhor: só podem levar linguiça às mesas. Depois de muito tempo é que conseguem o brevê para conduzir maminha, cupim e por aí vai. Saibam que a honra de desfilar com a suculenta picanha, ao som de “Pissit! Aqui, amigão”, é resultado de muito esforço e suor.

Outro detalhe interessante é que eles colocam nome nas facas de corte. “Ô, Aderbal, pega uma faca aí pro rapaz novo. Pega a Steve”. Então, eu disse: “Steve? Legal! Jobs? Martin? Seagal?” E ele: “não, Stevie Wonder”. A verdade é que minha faca era tão cega que não cortava nem manteiga fora da geladeira em Sobral. O que, por um lado, foi bom. Não fosse isso, certamente teria sobrado um mindinho ou um fura-bolo em meio às linguiças. Mas, por outro, foi um desastre: uma costelinha de porco rebelde, depois de só soltar o espeto a muito custo, besuntou uma bolsa Louis Vuitton de uma madame. A única coisa que consegui dizer na hora foi: “É, senhora, parece que o bicho ainda está vivo.”

Para fechar com chave de ouro o final de semana de intensa labuta, um senhor pediu um pedaço de lombo ibérico. Olhando para a churrasqueira, senti-me mais ou menos como um daltônico tentando diferenciar a bandeira do Náutico da palmeirense. Peguei o primeiro espeto que vi na minha frente. E haja o cliente dizer que aquilo não era lombo ibérico de jeito nenhum. Isso não é lombo. É lombo. Não é lombo. É lombo. Não é, não é e não é! E eu dizia: "é sim, é sim, é sim. Lá, lá, lá.” Mas aí o clima esquentou. A esposa do cliente, que até então permanecia inerte à querela, perdeu a paciência: “Você vai mesmo teimar com ele?! O rapaz trabalha aqui todo dia, Gervásio. Sabe o que está fazendo.”

Essa foi por pouco. Antes que o gerente chamasse a polícia, ou pior, o serviço de extradição, pedi as contas. O melhor disso tudo é que não faço mais feio nos churrascos do Icaraí. E, por falar em praia, o forno ainda me rendeu um bronze que faria o Kadu Moliterno morrer de inveja.

24 comentarios:

JuMelo dijo...

Pensava q sairia um relato dos seus ultimos dias na Europa...
Ainda tá remoendo a historia do seu trabalho como garçom?!
Affff...
;P
Bjus da Ju

clarisse dijo...

ei, bunitim! q coisa, hein? nada como levar linguiça e dançar por conta de um lombo... veja só como liseira tb é cultura!

Anónimo dijo...

Sensacional a faca Steve. Era cega não.

Rubinho Martins dijo...

Levou linguiça, dançou com o lombo... uuuuuuuuui! Mas nada tão IMPAGÁVEL quanto BESUNTAR uma Louis Vuitton com uma COSTELINHA DE PORCO! HUAHUAHUAHAUHAUAHUAHAUHAUAHUAHUAHA! Pra quem derruba portão de condomínio com Kombi, num sei de onde ainda me surpreendo! =D Tinha que ser tu mermo, Padauan! Boa sorte nessa luta doida aí! Agora tenta uma vaga de motorista de transporte escolar! (isso existe aí?) FLW MAH!

Mayre Sabóia dijo...

Paduazim,

macho, vctem q escrever mais ness blogg. É impagável. Ops!! Tomara q vc não comece a cobrar pra te ajudar a sair da liseira.

Deborah Macêdo dijo...

Pádua!!!! que engraçado! Minha nossa, crise mundial é complicado mesmo de se administrar...

Ai quer dizer que o churrasco agora que vai prestar?! da ultima vez comi um de hipotenso, tava tão bom, nera Paulinha? :) Não acredito que vc tenha modificado a receita depois disso...

hi hi hi

Obrigada pelas novas! =)

Vanessa Assenav dijo...

Uhauhauhauhauha... Oh céus! Muito boa história! Me deixou com vontade de ir para um rodízio de carne agora! Porém são 22:30 e ninguém se canditará para comer churrasco uma hora dessas! Odeio vocês...

Sidney dijo...

eheheheh (que o Cleiton é contra kkk)

muito bom!!
Se bem que tu ainda conta essa historia do fofão!! Troca o disco da xuxa, mah!!

E pensei que tu fosse dar uma de Ariano Suassuna no caso do lombo: "Eu acho que é lombo, mas se o Sr. diz que não é, é porque sabe mais que eu!!"

Abraço!!

Unknown dijo...

Isso tudo foi o medo de ser preso, foi? Hehe!
Ri de novo da besteira...
O bom é a sinceridade nos defeitos. Kkkkkk!

padua dijo...

kkkkkkkkk, naquele dia, a gente escapou de um AVC por pouco. mas só lembrando: foi a paula quem colocou sal na carne, viu, débora...

pádua dijo...

Vanessa, eu fui direto do aeroporto para um rodízio. nada como voltar a ser cliente outra vez, hehehe

pádua dijo...

caraca, marcel: pois num é que a ameaça da lara era de verdade. só que o homem da receita se confundiu. eu passei direto e tu ficou. ói, lara, quase nao liberam o rapaz. ele ia sendo preso por tráfico de imagens sacras, hehehe bjao!

Aloá Benvenuti dijo...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
morri de rir na parte da Faca. ei, essa piada é nova! Patente já!! rsrsrsrs
muito muito bom!
E a crise é séria mesmo! Aqui até o tempo está sendo afetado pela crise financeira, devia estar fazendo sol e está trovejando! ui!
beijos e abraços aos dois, da terra das linguiças (do tipo que você servia nas mesas rsrsrs)

Pádua dijo...

ainda bem que é só água parada que dá dengue. blog, não. :P

Flávia Gomes Franco e Silva dijo...

Chorei... de rir!!! Isso é experiência de vida, Pádua. Tem coisas que só vivendo fora do nosso país para saber como é. Agora tem que contar da ordem alfabética da papelada na secretaria. Hahahahahaha! Hum... Colocar pilha na geladeira? Uai, essa eu não conhecia! Beijoca! Flávia

Marcel dijo...

Ora se num funciona, Flávia! Nesse momento, aqui em casa, estão na geladeira: duas pilhas pequenas, três médias, uma grande, um carregador de celular, uma bateria Moura, duas pilhas de relógio e um joguinho Tetris. O feijão ficou do lado de fora, vizinho ao pote de sorvete, que, na verdade, é feijão também.

Savio dijo...

mt putaria...bolando de rir até agora!!! mas, só p efeito de conversas posteriores, sobral n é tão quente como vcs fazem as pessoas pensarem..é pior..hauahau, com certeza a geladeira só deixa os alimentos aos modestos 25ºC!!!
saudade de tu cara do parajana!!

Pádua dijo...

kkkkkkkkkkkkkk, só aquela história da ordem alfabética já daria um novo post, flávia... bora deixar todos os nossos 7 leitores na curiosidade. até o Sendín ficou sabendo, hehehehe. beijao!

Pádua dijo...

ei, sávio, quando tu estiver pela capital, avisa pra gente. O sidney já varreu a laje e tirou os pregadores do varal. falta só encher a piscininha de plástico.

Pádua dijo...

ei, aloá, não vou dizer aqui que eu tenho experiência em linguiça porque pegaria muito mal. mas me avisa se tiver um restaurante aí dando sopa, tá? aliás, servindo. :P

Anónimo dijo...

ehehehehe
Muito bom PF!
Quase morro de rir aqui!
Bjao

MauroAssisGuerra dijo...

Isso é praticamente um "case". Já pode colocar na pasta. Haha!
Abração.
Mauro Assis

Unknown dijo...

Duas coisas q o Padauan sabe fazer bem:
churrasco e piadas, sem falar naqueles...
deixa pra lá.

Abraços amigos

Sidney dijo...

Bora, que essa porcaria não atualiza só!! E dá-lhe Vozão!!!
Abraço!!