jueves, 5 de febrero de 2009

O réveillon chinês


Uma das primeiras surpresas que tivemos ao chegar à Espanha - isso muito antes de nossa completa europeização, quando ainda levávamos o resto da Coca de 2L do restaurante para a casa - foi a quantidade de chineses que habitam esse país. Parece que com o fim da TV Manchete e daqueles seriados do tipo Changeman, Jaspion, Lion Man, Jiban, Jiraya, todos os atores vieram tentar a sorte por aqui. Ah, claro, os seriados eram japoneses. Mas até parece que você saberia distinguir um do outro. A gente, sim.

Os chineses são empreendedores natos. Atualmente, representam a maior economia emergente do mundo, com destaque para a exportação de despertadores à pilha, pistolas coloridas de plástico, carrinhos à fricção, facas Ginsu e, claro, exportação deles mesmos. Aqui em Madrid, por exemplo, estão por toda parte, sempre atentos às oportunidades de ganhar um "eulozinho" que seja. Se começa a chover, saem como tanajuras, aos montes, gritando "Paláguas, paláguas! Un eulo, paláguas! " (que é o nosso guarda-chuva). Se é festa, latinhas de cerveja já estão na mão. Agora não nos perguntem porque no desfile dos Reis Magos, a festa religiosa mais importante da Espanha, eles tentavam vender para as criancinhas católicas gigolettes com chifres de diabinho que acendiam e apagavam freneticamente. Ou eles pensam que mago, bruxo e capeta são a mesma coisa ou foi uma liquidação das sobras do Halloween.

Apesar da hegemonia chinesa nas lojinhas de alimentação, mais conhecidas no Ceará como budega ou mercadim, é nos restaurantes que eles fazem sucesso por aqui. O sabor da comida não é muito melhor do que o baião com maminha da BR e o atendimento é quase tão bom quanto o do Cabana, no Icaraí. Mas os preços, hummmmmm, esses valem a pena. Bem, pelo menos essa era a idéia que tínhamos antes de uma fatídica noite de domingo.

Tomaru Nubogah, uma chinesa da nossa sala que, para não fugir às origens, é um verdadeiro dragão, nos convidou para comemorarmos todos juntos a entrada do ano novo chinês em um restaurante, claro, chino também. "Uh, na hora! Vamo encher o bucho por uma merreca!", pensamos. Mas os problemas começaram logo na entrada: a versão oriental do seu Lunga, o gerente, olhou as nossas roupas, pediu perdão porque estava sem trocado e mandou a gente vazar, cair fora, dar o pira ou, em bom português, capar o gato.

Antes tivéssemos ido. Não foi preciso nem ver o cardápio para saber o tamanho do estrago que estava por vir. Talheres que brilhavam mais do que catarro em parede; copos do mais puro cristal e, num cantinho, aquela conhecida placa "Aceitamos todos os cartões de crédito". Só faltou o complemento: "Você vai precisar". Daí em diante, não tivemos muito o que fazer: encaramos uma sequência de pratos exóticos de causar inveja à Claudete Troiano, Ana Maria Braga, Indiana Jones e Crocodilo Dundee: guisado de gia, sopa de calango, língua de guabiru, tripa de soim, besouro do cão e, por falar nisso, um poodle e dois yorkshires. Nem no Discovery Channel tinha aparecido tanto animal diferente.

"Mais alguma coisa, senhores?" Antes que a gente pedisse um advogado ou esponja e sabão para lavar pratos ou, ainda, cinquentinha emprestado, a conta, que mais parecia um rolo de papel higiênico, já estava sobre a mesa. Resultado da brincadeira: quase mil reais, divididos entre alguns coitados que não continham as lágrimas ao ver o crupié, digo, o garçom, recolhendo o vil metal. Esqueceram de nos avisar que, no réveillon chinês, a contagem regressiva é um pouco diferente: é o nosso dinheiro que vai diminuindo até chegar a zero.

33 comentarios:

Unknown dijo...

PRIMEIRAAAAAA!!! KKKKKKKKKKKK

AAAAAAAAAALELUIA!!
ADOREEEIIII... Restaurantes chineses na europa são traiçoeiros demais!!! Me ferrei numa biroscarréa pôdi dessas. Eles enganam a gente e ainda pagamos um absurdo (pensando que o preço vai ser um dozeavos do total final da conta) sem nem saber a procedência daquelas gororobas... Mas isso é coisa de liseira mesmo... Se não fossem liseira não terima o q contar! Adorei o post! Marcel, agora é tua vez... kkkkkkkk!! bjus

Camis Pimenta dijo...

Olha eu quero ver vocês chegarem aqui e ficarem reclamando que as coisas daqui são caras...Ah, e eu sabia que vocês já tinham ido ao Cabana!!! Foi por isso que a Carol adorou o post, se identificou quando viu o nome Icaraí escrito!!!
Ei, mas tá bom de vocês escreverem mais vezes...tava fazendo falta!
Bjuuuu!

rodrigomeireles dijo...

Puta que Paliu, hein?
Heheheheeh

Aloá Benvenuti dijo...

rsrsrsrss
massa!
ooww meninos escrevam mais!! tão fácil atualizar post estando na Europa hehehe
Ei, por isso que aqui, comida chinesa só em casa, feita por mim hehhehehe
Gostoso demais sempre ler o blog de vocês, com comida chinesa então, mais gostoso. Vocês se quebram no bolso e a gente saboreia de graça hehehe
Parabéns pelo humor refinado! mesmo com cuspe no meio kkkkkk
beijão!!

Aloá Benvenuti dijo...

vixe, cuspe não, catarro!
hauhauhauhau

Camis Pimenta dijo...

Ei, o comentário da Aloá me fez lembrar de uma reunião do grupo, dps explico pra vcs a diferença entre cuspe e saliva kkkkkkkkkkkkkkk!

paula dijo...
Este comentario ha sido eliminado por un administrador del blog.
Anónimo dijo...

essa sim é uma questao importante. Peremptoriamente, assinalaria a importância deste anacronismo como um questionamento imbricado em um úbere campo epistemológico sujeito a uma dialética paradigmática. Resumindo, cuspe é o que sai da boca dos outros. E saliva o q sai da nossa. "Puta que paliu" uhauhauhauhauauuhauh, boa, boa

Savio dijo...

puta q pariu porra!!! vai p europa p passar um revellion chinês, comendo os animaizim q tem até na irauçuba..porra, q vascilo!!hauahauah!! deixa d ser besta, nem parece q é das área da perfifas de fortaleza!!t+

Maria Carol dijo...

Tsc tsc... Restaurante errado viu? Chinês que é chinês na Espanha é tabelado, até o cardápio (word) é igual.
Arrô três delícias: 3,00
TerneLA com patatas: 3, 20
Rollito Primavera: 1,00

Só não descobri até agora o que são "hormigas en el árbol". Não tive coragem de pedir. Vcs comeram isso?

Marcel dijo...

Carol, agora a gente vai atualizar toda semana, que nem o Globo Repórter. Pra ficar mais parecido, só se a gente falar da jaguatirica-do-papo-amarelo que está em extinção.

Marcel dijo...

Camis, qual a diferença entre o cuspe e a saliva? Cuspe é de pobre e saliva é de rico? Que nem ladrão e cleptomaníaco?

Marcel dijo...

Aloá, quando eu vi a conta, gritei: scheiße!

Aloá Benvenuti dijo...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anónimo dijo...

Padu, é bom ver que seus estudos aí na Espanha estão sendo bem proveitosos, viu?!
Sua criatividade tá melhor do que nunca...sem falar na memória! Vá resgatar passado assim em Viçosa!!! hahahahaha

P.S. Adorei o poodle e o yorkshire!!!

Anónimo dijo...

Padico,
kkkkkkkkkkkkkkkkk...muito bom!!!!
véi, por isso que os zoios deles são "puxados nô" pra não ver a comida.

Agora sobre a poodle que você comeu. Não foi a primeira vez nê.
Ou você já esqueceu aquela do interior.

yorkshire!!! massa!!!! vai ser o nome do meu segundo filho!!!

besos e arigato.




quem vai querer ver

Grasielle Castro dijo...

muito engraçado, gente! morri de rir aqui sozinha na frente do computador... "Tomaru Nubogah, uma chinesa da nossa sala que, para não fugir às origens, é um verdadeiro dragão" hahahahaha

aí na espanha eu só ia nos chinos com a carol :) mas mesmo sendo chino a comida é igualmente oleosa, como tudo que comi aí na espanha!

queria agradecer novamente a ajuda! :) obrigada, meninos!

João ricardo Queiroz dijo...

hahahahha
Filhos da puta.
Muito bom texto.
Abraços!

Sidney dijo...

kkkkkkkk
Tomaru Nubogah é ótimo!
Eu sei quem foi que tomou..ehehe
Agora vocês dizem:"que saudade do pastel na hora" né???
Notícias da terra brasilis: Vantieh casou

Anónimo dijo...

Huahuahuahua!!!!
Muito bom texto!! Vê se comem menos porcarias e escrevem mais aí.

Abração

Unknown dijo...

Chicos, precioso!!!!!No me quepo en mí de tanto reír....jajajajaj Bueno, buenísimo! Os estimo!Besines...

Anónimo dijo...

Auhahuuhauhahuauhauh... com certeza esse foi post mais caro do blog. por falar nisso, o próximo texto já está no forno! forno à lenha, hehehe. Mas valeu, negada! Estamos quase ficando com saudade de vocês. Beijo no sovaco.

Anónimo dijo...

Sidney, eu me sinto mais confortável sabendo que tem gente em situacao pior que a nossa, heheheheheheheh. Manda um abraçao pro Vantieh! (Meu amor, tô brincando, viu? nao jogue a aliança pela janela. Na pior das hipóteses, venda)

Anónimo dijo...

Chicaaaa!!! quase nao precisei do google translate para ler seu comentario, q massa! beijos!

Unknown dijo...

Bora aviar né Macel... Td bem q a Lara tá aí, mas espero q ela tenha tedado meu recado! Bjuuss!

Unknown dijo...

kkk,
Holá, sou a tati, noiva do anderson, menino toda vez que lemos este blog rimos tanto que quase nao conseguimos chegar "hasta el fin", é incrivel que mesmo com toda rivalidade madrid e barcelona sejam tao parecidas. Olha os chinos estao invadindo o mundo, mas aqui tem grandes rivais: os paquistaneses. Mas voltando aos restaurantes onde os menus são apenas 7 eulos, fomos em um esses dias que até hoje estamos fazendo a digestao,hehe.
Olha continuem escrevendo, pois nos aqui irmaos cearenses na catalunya adoramos nosso reflexo de sofrimento,kkkk

Anónimo dijo...

uauhahuau... Avexa, Marcel! Carol, acho que esses dias vai ser meio difícil... Por motivos óbvios, nem ligar o computador ele liga. Qto mais escrever... :P

Fala, Tati!!! Cadê o Anderson, aquele #"&$%& que nao dá sinal de vida! Eu já ouvi falar dos "paq" daí. E eu tb ainda tô digerindo os 33 euros da conta, heheheh. bjao!

Unknown dijo...

Meu amor, agora que eu voltei, você já pode escrever o próximo texto. =)

Pádua, fica no pé dele... e vai logo escrevendo o seu próximo, pq forno à lenha demora mais. Hehe!

Eu acho melhor vocês não arriscarem muito e comerem só lá no submundo mesmo.

Besos, chicos!

Anónimo dijo...

pronto,
eu já comentei.
agora já pode mudar o post!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anónimo dijo...

Lara, bota moral! manda esse rapaz passar aqui rapidim e atualizar esse negócio. Já sei: vou esconder os fones de ouvido, hehehe. beijao!

JuMelo dijo...

Eita! Essa menina lembra tanto a Paula... e aí, Padua?! O q tu achou dela, hein?!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Bjus da Ju

JuMelo dijo...

A menina da ponta... hehehe

Anónimo dijo...

Cara amiga Juliana, ver comentários do post novo. :P